ZONA EURO CRESCE PELO 8ºMÊS CONSECUTIVO

dinheiroA economia da zona euro cresceu pelo oitavo mês consecutivo em fevereiro, mas a um ritmo menos acelerado, mostrando que a recuperação económica continua a ser frágil, segundo a empresa de serviços de informação financeira, Markit.
A estimativa rápida do PMI (Purchasing Managers Index) composto da zona euro atingiu 52,7 pontos em fevereiro, depois de ter atingido 52,9 em janeiro, o valor mais alto desde junho de 2011, mas acima dos 50 pontos pelo sétimo mês consecutiv, mas para fevereiro esta estimativa ficou abaixo das expectativas dos analistas, que apontavam para um PMI composto da zona euro de 53 em fevereiro.
“Um decréscimo do PMI da zona euro é um alerta de que a recuperação na região continua a ser desigual e frágil”, afirmou o economista chefe da Markit, Chris Williamson, adiantando que a ligeira melhoria do crescimento é uma desilusão, mas ainda é muito cedo para interpretar os resultados mensais.
O crescimento continuou a ser liderado pela Alemanha, contrastando como um novo e preocupante recuo em França, apesar de uma melhoria das exportações e estes dados sugerem que existe o risco da economia francesa voltar a retrair-se no primeiro trimestre.
O desemprego parece ter-se instalado como uma preocupação, porque as empresas continuam a ser pressionadas a diminuir os custos e aumentar a competitividade e a pressão nos preços que diminuiu sustentadamente no ano passado reflete, pelo menos em parte, uma fraca procura dos consumidores.