Zelensky no Canadá: Presidente ucraniano faz visita não anunciada ao Canadá

Foto: Justin Trudeau/Zelensky
Foto: Justin Trudeau/Zelensky

Volodymyr Zelensky chegou ontem ao Canadá. A visita não anunciada visa assegurar o apoio do país à Ucrânia. Num discurso feito hoje no Parlamento, o Presidente ucraniano acusou a Rússia de cometer genocídio. Já Justin Trudeau comprometeu-se com uma ajuda adicional de 650 milhões de dólares ao longo de três anos.

Volodymyr Zelensky chegou ao Canadá numa visita não anunciada para angariar apoio para a Ucrânia, esta sexta-feira, dia 22 de setembro.

Nas redes sociais, Justin Trudeau partilhou imagens do seu encontro com o Presidente ucraniano, à chegada ao aeroporto, em Ottawa.

Trata-se da primeira viagem de Zelensky ao Canadá desde a invasão russa em fevereiro de 2022.

Zelensky chegou de Washington, onde se reuniu com o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, e outros políticos.

No Parlamento canadiano, Zelensky fez um discurso histórico. Foi a segunda vez que falou aos deputados. Em março de 2022, discursou na Câmara dos Comuns, mas virtualmente.

À sua entrada na Câmara dos Comuns, uma voz gritou “Slava Ukraini”, que em português, significa “Glória à Ucrânia”. O chefe de Estado foi recebido com uma forte ovação.

Durante o discurso, Zelensky centrou-se na necessidade de “nunca nos submetermos ao mal”. Disse que a Rússia está a cometer “um genocídio” na Ucrânia e que “não se trata apenas de um conflito vulgar”, mas de “de salvar vidas de milhões de pessoas”.

O chefe de Estado ucraniano agradeceu ao Canadá o apoio militar e humanitário prestado. Ao que diz, ajudou a salvar milhares de vidas. Agradeceu também o apoio do Canadá à candidatura da Ucrânia à NATO e à formação contínua dos soldados ucranianos.

Até à data, o Canadá contribuiu com mais de 8 mil milhões de dólares para o esforço de guerra da Ucrânia – um número que deverá continuar a aumentar, como prometeu Trudeau durante a sua intervenção. O primeiro-ministro comprometeu-se com uma ajuda adicional de 650 milhões de dólares ao longo de três anos.

Mais de 175 mil ucranianos fugiram para o Canadá desde o início da guerra. Alguns deles assistiram ao discurso de Zelensky presencialmente.

No âmbito da sua visita ao Canadá, Zelensky marcou ainda reuniões com representantes do setor privado para promover o investimento na reconstrução da Ucrânia e um encontro com a comunidade ucraniana no país.