A Primeira-Ministra Kathleen Wynne diz que o seu governo vai avançar com um orçamento para um plano de melhoramento do trânsito na Área da Grande Toronto e Hamilton (GTAH), mas isso não vai significar aumentos no imposto sobre os combustíveis, HST ou imposto sobre o rendimento, para os residentes do Ontário.
Wynne referiu que pretende anunciar como o seu governo vai financiar a expansão do transporte público. O plano de expansão “Big Move” da Metrolinx para a GTHA precisa de $2 mil milhões por ano, durante os próximos 25 anos.
Os Novos Democratas foram rápidos em apontar que o ex-Primeiro-Ministro Liberal Dalton McGuinty também prometeu não aumentar os impostos, mas acabaria por fazê-lo. Gilles Bisson (NDP) respondeu ao anúncio de Wynne no Twitter.
Os Conservadores Progressivos também responderam com uma nota de imprensa.
“O recorde de impostos e gastos dos Liberais na última década é bastante claro. Eles prometem uma coisa quando uma eleição se aproxima, para, em seguida, fazer o oposto – o imposto Health Premium é um excelente exemplo”, referiu o membro do parlamento provincial Vic Fedeli.
Se os Liberais não receberem o apoio do NDP, um ato eleitoral na primavera vai entrar na agenda.