Nova Iorque, 06 dez 2024 (Lusa) — A bolsa nova-iorquina encerrou a semana sem rumo, mas com novos recordes e otimista depois da publicação do relatório sobre o emprego nos EUA, que não deve impedir a Reserva Federal (Fed) de baixar a taxa de juro de referência.
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice tecnológico Nasdaq avançou 0,81% e o alargado S&P500 ganhou 0,25%, o que os colocou em patamares inéditos no fecho da sessão, ao passo que o seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,28%.
O relatório mensal do Departamento do Trabalho, muito aguardado, dominou a sessão.
A primeira economia do mundo criou 227 mil postos de trabalho em novembro, acima dos 214 mil esperados pelos economistas.
Este número marca uma reviravolta, depois dos 36 mil de outubro, mês muito afetado pelos furacões Milton e Helena.
Mas a taxa de desemprego agravou-se ligeiramente, de 4,1% em outubro para 4,2%.
“É um relatório ideal”, comentou Tom Cahill, da Ventura Wealth Management, na medida em que confirma a saúde da economia, mas é mitigado o suficiente para abrir a via a uma nova baixa da taxa de juro pela Fed.
“O relatório diz-nos claramente que não estamos em vias de entrar em recessão”, comentou Gina Bolvin, da Bolvin Wealth Management Group. “O mercado de trabalho permanence de boa saúde e resiliente”, acentuou.
Ao mesmo tempo, “o aumento da taxa de desemprego dá a oportunidade à Fed de baixar a taxa de juro em dezembro”, apontou Jeffrey Roach, da LPL Financial.
“O mercado de trabalho desacelera, mas permanece vigoroso. A Fed vai provavelmente reduzir a sua taxa de juro e os resultados das empresas estão a progredir a um bom ritmo. Tudo está no seu sítio”, resumiu Tom Cahill.
“Mas o mercado já valorizou tanto que não sei se pode fazer melhor do que subir um pouco mais até ao final do ano”, preveniu,
RN // PSC
Lusa/Fim