VIOLÊNCIA CONTINUA NA VENEZUELA

venezuelaUm morto e 2 feridos é o balanço do tiroteio ontem à noite em Cristobal, na zona noroeste da Venezuela. A vítima mortal é um estudante, assim como, os dois feridos, vítimas de tiros disparados durante um evento na cidade de San Cristobal, um dos epicentros da onda de protestos contra o governo, que desde o mês passado têm varrido o país e já morreram 21 pessoas.
De acordo com o autarca local, Daniel Tinoco de 24 anos, foi morto ontem à noite depois de ser baleado no peito e outras duas outras pessoas ficaram feridas, uma num ombro e outra no abdómen pelo disparo de armas de fogo, vindos de mascarados que de moto e carro definiram como alvo, o grupo de estudantes San Cristobal é a capital do estado de Táchira e é considerada a cidade-berço das manifestações que começaram a 4 de fevereiro, após o estupro de uma jovem que originou protestos estudantis contra a insegurança e contra o governo do presidente Nicolas Maduro.
O movimento foi crescendo gradualmente e depressa se espalhou pelo país, com manifestações quase diárias em várias cidades, com as palavras de ordem a denunciarem ainda o descontentamento da população face ao aumento do custo de vida.
Quase todos os protestos realizados desde Fevereiro, degeneraram em violência e o recorde é agora de 21 mortos, pelo menos 300 feridos e muitas denúncias de abuso de poder por parte da polícia.
Os estudantes e a oposição, assim como o próprio governo, acusam-se mutuamente de incentivar jovens radicais a atacar adversários com armas.