VIDA COMPLICADA NO MUNDIAL PARA PORTUGAL APÓS EMPATE COM EUA

(Direitos Reservados)
(Direitos Reservados)
(Direitos Reservados)

Depois do empate suado em Manaus por 2-2 com os EUA, a seleção portuguesa cancelou o treino desta segunda-feira no centro de treinos da Ponte Preta, mas mesmo sem treino, mantém-se a conferência de imprensa com um dos 23 convocados pelo selecionador luso, Paulo Bento, com início às 14:45 horas locais (18:45 em Lisboa).
Nani e Varela foram os autores dos golos portugueses, um aos 5 minutos iniciais, outro nos minutos finais, já em período de compensação e pouco antes do apito final do jogo com EUA.
Agora a seleção portuguesa regista já mais de 5 lesões em 2 jogos. Fábio Coentrão acredita ainda que a equipa pode seguir em frente. Paulo Bento reconhece que a situação está muito complicada para Portugal e Cristiano Ronaldo considera que a seleção portuguesa afinal nunca foi favorita.
A seleção portuguesa só volta a treinar a partir das 11:00 horas locais (15:00 em Lisboa) de terça-feira, seguindo, de seguida, para Brasília, onde, na quinta-feira, defronta o Gana, em encontro da terceira jornada do Grupo G.
Mesmo um triunfo na quinta-feira, no Estádio Nacional, em Brasília, com início marcado para as 13:00 horas (17:00 em Lisboa), pode revelar-se insuficiente, com a equipa lusa a necessitar também de um rasgo de sorte.
Apesar do empate com o Estados Unidos, Portugal mantém ainda em aberto a possibilidade de se apurar para os oitavos de final do Campeonato do Mundo. É preciso ganhar ao Gana, por muitos golos e esperar que o Alemanha-Estados Unidos não termine em empate.

(Direitos Reservados)
(Direitos Reservados)

Terminada a segunda jornada do Grupo G, a Alemanha lidera com os mesmos pontos dos Estados Unidos (4) mas tem vantagem na diferença de golos (6-2 contra 4-3 dos norte-americanos). Gana e Portugal somam um ponto mas é a equipa das Quinas que tem desvantagem na diferença (negativa) de golos: 2-6 contra 3-4 dos ganeses.

Para se apurar, Portugal tem de recuperar cinco golos aos Estados Unidos, ou oito golos à Alemanha.
Se, na última jornada, a Alemanha vencer os Estados por diferença de um golo, por exemplo, Portugal terá de ganhar por diferença de quatro ou mais golos.
Se os germânicos vencerem os norte-americanos por diferença de dois golos, Portugal terá de vencer por diferença de três ou mais golos.

A tarefa torna-se mais complicada se forem os Estados Unidos a vencerem a Alemanha, uma vez que a diferença de golos para a equipa de Joachim Low é maior. Um empate neste jogo dá o apuramento a ambas as seleções.
A partir desta segunda-feira até ao final da fase de grupos há quatro jogos por dias. Às 17:00 a Holanda e o Chile decidem quem vai acabar em primeiro no Grupo B. A Espanha e a Austrália jogam apenas para cumprir calendário.
Às 21:00 o Brasil defronta os Camarões, a equipa da casa precisa apenas de um empate para seguir em frente, e a Croácia joga com o México, os croatas precisam de ganhar e aos mexicanos basta um empate para se apurarem para os oitavos de final.