Viajantes testam positivo para a Covid-19 na chegada ao Canadá

Foto: Oskar Kadaksoo/Unsplash
Foto: Oskar Kadaksoo/Unsplash

Centenas de passageiros que chegaram ao Canadá, por via aérea, desde a introdução da quarentena obrigatória, testaram positivo para a Covid-19. Inclusive infetados com uma das novas variantes. A informação é da Agência de Saúde Pública do Canadá.

Mesmo com as medidas impostas pelo Governo federal, em que é obrigatória a quarentena num hotel na chegada ao país, existem muitos passageiros que desembarcaram no Canadá infetados com Covid-19. Mais de 2 mil pessoas testaram positivo para o vírus nos aeroportos, de acordo com a Agência de Saúde Pública. E um quarto delas vinha infetada com uma das novas variantes.

Em apenas um mês, entre 22 de fevereiro e 22 de abril, mais de 500 passageiros aéreos internacionais testaram positivo para uma variante, principalmente a inglesa, que é a dominante no Canadá.

Crescem os níveis de preocupação no país uma vez que as mutações do vírus se espalham mais facilmente, causando doenças mais graves e tornam-se mais resistentes a tratamentos ou vacinas.

No entanto, a agência não tem dados que confirmem que esses viajantes tenham infetado alguém quando chegaram ao Canadá. Ainda assim, é certo que a maioria das variantes chegaram ao país através de pessoas que viajaram para o exterior.

O crescente número de infeções traz pedidos urgentes de lideranças provinciais ao Governo de Justin Trudeau para interromper todas as viagens não-essenciais.