Verão no Quebec: Uma criança por dia vai às urgências devido a afogamento

FOTO: UNSPLASH

Cerca de uma criança por dia é levada para as urgências no Quebeque devido a afogamentos, segundo um estudo.

As informações serão  apresentadas oficialmente em setembro na reunião anual da Associação Canadiana de Cirurgiões Pediátricos, mas Hussein Wissanji, cirurgião pediátrico do Hospital Pediátrico de Montreal, diz que está a divulgar os resultados agora na esperança de evitar mortes este verão.

“Achei que estes dados eram demasiado importantes para perder uma estação, perder um verão, porque se puderem ajudar algumas crianças na prevenção, é por isso que estamos a fazer a investigação”, disse o médico à imprensa canadiana.

O estudo analisou todas as mortes por afogamento de crianças, visitas às urgência ou crianças internadas entre 2017 e 2021. Destaque para os cerca de 92 eventos de afogamento ou quase afogamento em média em junho, julho e agosto, o que corresponde a cerca de um por dia.

A investigação revelou que as crianças com idades entre um e quatro anos estão em maior risco. Essas crianças são mais suscetíveis de serem encontradas em piscinas e, especialmente, naquelas que não têm vedação adequada. Embora a lei do Quebec exija que os proprietários de piscinas instalem vedações adequadas, os proprietários de piscinas mais antigas têm até 2025 para cumprir a lei.

As crianças mais velhas, pelo contrário, são mais suscetíveis de sofrer afogamentos em lagos ou rios. Em todos os casos, as hospitalizações por afogamento têm maior probabilidade de ocorrer aos fins-de-semana.