As vendas de casas no valor de 1 milhão de dólares aumentaram em quatro principais mercados imobiliários do Canadá no ano passado, de acordo com um relatório divulgado pela International Realty da Sotheby na quarta-feira, noticiou a Canadian Press.
A área de Toronto assistiu a um crescimento de 38 por cento das vendas ano-a-ano, enquanto que as vendas de casas mais caras em Vancouver aumentaram 25 por cento em relação ao ano anterior.
A crescente procura e a oferta limitada reduziram o número de dias que as casas ficaram no mercado e aumentaram a percentagem de casas, em ambos os mercados, que venderam acima do preço pedido, indicou o relatório.
As vendas cresceram numa percentagem “mais modesta” de 16 por cento em Calgary e 21 por cento em Montreal, de acordo com o estudo.
Essa tendência deverá continuar em 2015, com a procura a superar a oferta na área da Grande Toronto e em Vancouver. Enquanto isso, os mercados imobiliários mais caros em Montreal e Calgary são esperados de ficar equilibrados, de acordo com a análise da Sotheby.
O relatório observa que os preços do petróleo, que caíram 55 por cento desde o verão devido a um excesso da oferta, poderiam ter um impacto sobre as vendas de casas mais caras em Calgary.