Veículos elétricos: Honda vai investir $15 mil milhões em 4 novas fábricas

A Honda, fábrica de automóveis japonesa, vai investir 15 mil milhões de dólares em veículos elétricos em Ontário, com a construção de quatro novas fábricas na província, anunciaram o primeiro-ministro Justin Trudeau e o premier de Ontário, Doug Ford.

De acordo com uma declaração do governo, divulgada aos meios de comunicação social antes do anúncio, o acordo resulta na “primeira cadeia de fornecimento de veículos elétricos abrangente do Canadá”.

O acordo inclui a construção da primeira fábrica de montagem de veículos elétricos da Honda, bem como uma nova fábrica autónoma de baterias para este tipo de veículos, nas instalações da Honda em Alliston, em Ontário.

Quando a fábrica de montagem estiver totalmente operacional em 2028, vai produzir cerca de 240 mil veículos por ano e ainda criar mais de mil “postos de trabalho”, refere o comunicado.

Chamando-lhe o “maior investimento automóvel da história do Canadá”, Trudeau disse que a oferta de recursos naturais do Canadá ajudou a tornar o negócio possível, mas que o maior trunfo do país são os trabalhadores altamente qualificados.

“A maior vantagem que o Canadá tem para atrair investimentos de todo o mundo são os trabalhadores canadianos, que são os melhores do mundo.”

Ford considerou o investimento “um fator de mudança para a indústria” e uma “enorme vitória para Ontário”, que o seu governo apoiou com incentivos diretos e indiretos no valor de 2,5 mil milhões de dólares.

“Com o acordo com a Honda, Ontário atraiu mais de 43 mil milhões de dólares em investimento automóvel e em veículos elétricos nos últimos três anos”, afirmou o premier da província.

Durante o anúncio em Alliston, o CEO da Honda, Toshihiro Mibe, disse aos jornalistas que os detalhes do investimento de 15 mil milhões de dólares da sua empresa vão ser divulgados nos próximos seis meses.

Numa declaração, a Honda afirmou que, para além dos mil novos postos de trabalho na indústria transformadora, o acordo também vai assegurar “o atual nível de emprego de 4.200 associados nas suas duas instalações de produção existentes em Ontário”.

FOTO: Justin Trudeau/X