VÃO SOBRAR 400 MÉDICOS EM 2025

Maioria dos médicos está concentrada nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e no Norte.
Maioria dos médicos está concentrada nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. MARILINE ALVES
Maioria dos médicos está concentrada nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e no Norte.
Maioria dos médicos está concentrada nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e no Norte.
MARILINE ALVES

Estudo revela que em 2011 saíram do Serviço Nacional de Saúde 1412 clínicos, mas entraram 2190 e que 54% dos profissionais têm mais de 50 anos.
Em 2025 vão existir cerca de 400 especialistas a mais. A conclusão é do Estudo de Evolução Prospetiva de Médicos no Sistema Nacional de Saúde (SNS), elaborado pela Universidade de Coimbra para a Ordem dos Médicos (OM), que há muito defende a redução dos ‘numerus clausus’ no acesso à profissão.
Segundo o mesmo documento, em 2011 saíram do Serviço Nacional de Saúde cerca de 1412 médicos, mas entraram no sistema 2190. “O ‘numerus clausus’ deve começar a diminuir. De salientar que uma decisão tomada hoje, sobre ‘numerus clausus’, só começa a ter algum efeito cerca de dez anos depois”, sublinha fonte da Ordem.
Além disso, o estudo revela que os médicos portugueses constituem um grupo profissional globalmente envelhecido, em que 54% dos seus membros têm mais de 50anos, sendo que o escalão etário entre os 50 e os 59 anos concentra 30% de todos os profissionais.
No que diz respeito ao género, a profissão médica é, ainda, globalmente equilibrada, com 51% de médicos do sexo feminino. “As últimas décadas evidenciam, porém, uma alteração no padrão demográfico dos médicos em Portugal, com um acentuado rejuvenescimento dos profissionais (31% do total têm até 39 anos) e um significativo aumento da sua feminização – nos escalões etários até aos 39 anos as profissionais do género feminino são quase o dobro dos seus colegas do género masculino”, lê-se no documento.