Vacina Medicago mostra bons resultados durante o ensaio da fase 2

Foto: Medicago/Facebook
Foto: Medicago/Facebook

A primeira vacina canadiana contra a Covid-19 está a apresentar resultados promissores no ensaio clínico da Fase 2. A vacina da Medicago pode estar pronta para um pedido de autorização final já este verão.

A vacina da Medicago pode estar perto de ir parar aos braços dos canadianos na proteção contra a Covid-19. Ao que tudo indica, a vacina de origem canadiana está a mostrar resultados promissores de anticorpos em centenas de participantes num ensaio durante a Fase 2. E há quem diga que possa passar pela autorização final da Health Canada já no verão.

De acordo com a vice-presidente executiva de Assuntos Científicos e Médicos da Medicago, Nathalie Landry, a vacina parece produzir 10 vezes mais anticorpos do que os observados em pessoas que contraíram a Covid-19.

Os resultados ainda não foram revistos , mas Landry disse que outras vacinas em uso mostraram uma ligação direta entre o nível de anticorpos produzidos e a eficácia contra o novo coronavírus.

O ensaio da Fase 3 para a vacina da Medicago já está em andamento no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido, e já conta com cerca de 30 mil voluntários. Essa é a etapa final antes da decisão da Health Canada.

Caso seja aprovada, a vacina da Medicago deverá ser a primeira vacina contra a Covid-19 com selo canadiano. Embora parte dessas vacinas sejam fabricadas no estado norte-americano da Carolina do Norte, os frascos são preenchidos e finalizados pela GlaxoSmithKline em território canadiano.

O Canadá assinou um acordo em outubro para comprar 20 milhões de doses da vacina da Medicago, com opção de mais 56 milhões. No entanto, a maioria dos canadianos será vacinada antes da aprovação da vacina nacional.