UCRÂNIA: MANDADO DE CAPTURA PARA O PRESIDENTE DEPOSTO

Viktor Ianoukovitch (Direitos Reservados)Um mandado de captura foi emitido na Ucrânia para o Presidente deposto Viktor Ianukovitch, anunciou o ministro do Interior interino. Ianukovitch é acusado, conjuntamente com outros responsáveis políticos, de “assassinato em massa de cidadãos pacíficos”, afirmou o ministro Arsen Avakov no Facebook.
A Rússia chamou hoje o seu embaixador na Ucrânia devido ao que considera ser a deterioração da situação no país e um proeminente comentador da televisão estatal russa acusou o ex-Presidente ucraniano de trair o seu povo por ter abandonado a capital do país, Kiev.
“Uma verdadeira traição ao povo ucraniano e aos seus parceiros” afirmou Dmitry Kiselyov no principal canal televisivo russo. Comentários que surgem como um indicador de que Moscovo já não deverá procurar o regresso de Ianukovitch ao poder.
Entretanto, a responsável pela diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, chega hoje à capital da Ucrânia para debater o apoio da UE para “uma solução duradoura para a crise política e medidas para estabilizar a situação económica”.