UCRÂNIA LANÇA “CAÇA” A IANUKOVIC

Viktor Ianoukovitch (Direitos Reservados)Um mandado de captura foi emitido na Ucrânia para o deposto presidente Viktor Ianukovic, que terá sido visto pela última vez na tarde de domingo a sair de carro, duma casa que tem na Crimeia.
De acordo com o ministro do interior interino, o mandado foi emitido responsabilizando o antigo presidente pelas mortes em massa, nos últimos dias, no centro de Kiev.
A vida na capital ucraniana tenta regressar à normalidade. Hoje o metropolitano reabriu depois de ter sido suspenso na terça-feira da semana passada, quando eclodiram os distúrbios que causaram 88 mortos e que terminaram com a queda do regime do Presidente Víktor Yanukovich.
O autarca de Kiev, Vladimir Makéyenko, anunciou que vão começar os trabalhos para retirar as barricadas e limpar as ruas da capital, transformadas num verdadeiro sistema de fortificações durante os três meses de protestos populares.
A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, é esperada em Kiev, onde o parlamento está prestes a nomear um novo Governo, após a destituição do Presidente Viktor Yanukovich.
Catherine Ashton, que deve chegar no início da tarde, irá reunir-se com os novos responsáveis do país para discutir medidas para apaziguar o clima de tensão e estabilizar a economia.