TURISTAS FOGEM DOS MOSQUITOS

Parque de campismo a menos de metade da ocupação
Parque de campismo a menos de metade da ocupação
Parque de campismo a menos de metade da ocupação
Parque de campismo a menos de metade da ocupação

O parque de campismo de Armação de Pera, no concelho de Silves, devia estar completamente cheio nesta altura do ano, mas encontra-se a menos de metade da taxa de ocupação. A praga de mosquitos, com origem na ribeira de Alcantarilha, está a
Afugentar os turistas desta zona do Algarve. Os empresários estão desesperados. “Temos diariamente pessoas a sair do parque por causa dos mosquitos”, afirma Rui Claro, administrador do parque de campismo, que fala em prejuízos avultados, “na ordem dos 100 mil euros”.
Este parque emprega atualmente 40 pessoas, mas existe o risco de algum pessoal ser dispensado devido à quebra de procura. “É nossa intenção avançar com um pedido de indemnização às entidades que deviam ter evitado esta situação”, admite Rui Claro. Jorge Barão, do restaurante de praia Búzio, também está desesperado com os efeitos devastadores dos mosquitos no seu negócio. “ É um inferno”, comenta o empresário, que devido às nuvens de insetos não tem conseguido servir jantares durante várias noites.
O aluguer de casas a turistas também caiu. “Há pessoas a desistir de vir de férias”, referiu ao CM uma pessoa envolvida no negócio, que não quis ser identificada. A praga já se faz sentir desde o início do verão, afetando não só Armação de Pera como Alcantarilha e Pera.