Transportes: TTC suspende mais serviços de metro e elétricos em 2025

Foto: Facebook Toronto Transit Commission

A agência de trânsito de Toronto, Toronto Transit Commission (TTC), publicou uma lista dos encerramentos previstos do metro e dos elétricos para 2025, e o plano inclui ainda mais encerramentos do que em 2024.

Os encerramentos planeados são descritos num relatório cuja apresentação ao Conselho de Administração da TTC está agendada para 27 de janeiro.

Além disso, a TTC indica que irá explorar a possibilidade de prolongar os encerramentos antecipados para começarem às 10 pm em vez das 11 pm, expandir as áreas de encerramento para incluir troços ainda mais longos da linha de metro, e ponderar encerramentos de vários dias ou várias semanas para determinados troços do sistema.

Em 2025, estão previstos 16,5 encerramentos ao fim de semana na Linha 1, juntamente com 114 encerramentos antecipados. Na Linha 2, estão previstos 22 encerramentos ao fim de semana e 103 encerramentos antecipados. Estão previstos 24 desvios totais para a rede de elétricos, 77 desvios noturnos e cinco projetos de capital.

A TTC afirma que os encerramentos adicionais deste ano têm como objetivo a expansão e modernização do sistema, especialmente tendo em vista 2026, ano em que Toronto será uma das cidades anfitriãs da FIFA.

Embora a TTC afirme que o trabalho tem de ser feito, os encerramentos não são baratos. O relatório aponta que um encerramento antecipado do metro custa, em média, 35 mil dólares por noite, e um encerramento completo durante dois dias ao fim de semana custa, em média, 250 mil dólares por dia.