Entrou em vigor no início de agosto, uma nova política da rede de transportes Go Transit, para quem deseja viajar com bicicletas ou bicicletas elétricas. As novas regras surgem devido à intenção das autoridades em providenciar questões de segurança relacionadas a baterias de íons de lítio e aglomerações.
Esta política atualizada da GO Transit surgiu na sequência de ponderação da rede TTC em impôr restrições às bicicletas elétricas, devido ao aumento de incêndios ligados a baterias e carregadores de íons de lítio abaixo do padrão ou danificados, pelos bombeiros de Toronto, incluindo um incêndio de ‘e-bike’ a bordo de um vagão do metro do TTC, na véspera de Ano Novo.
A primeira destas medidas, com início a meados de agosto, consistiu na realização de inspeções pela equipa da GO Transit a baterias e equipamentos de bicicletas elétricas para garantir que tudo estejam conformidade com os padrões de segurança canadianos e que cumpram os requisitos e certificações ‘UL’ ou ‘CE’. Todas as ‘e-bikes’ que atenderem aos requisitos terão um selo à prova de violação anexado, mas se a bateria for considerada insegura deverá ser retirada imediatamente da propriedade GO.
Outras mudanças específicas foram proibir o carregamento de baterias na propriedade GO, proibir ‘e-bikes’ danificadas ou com baterias corroídas e implementar uma restrição de peso máximo de bicicletas de 55 quilos (ou 25 quilos se não for a bateria).
Além disso, iniciou a proibição de bicicletas e trotinetes elétricas nos comboios que durante a semana estão programados para chegar à Union Station entre 6:30 am e as 9:30 am, e nos comboios, também durante a semana, que estão programados para sair da Union Station entre 3:30 pm e as 6:30 pm.
Nas horas permitidas, apenas poderão viajar no máximo duas bicicletas e/ou bicicletas elétricas por vagão do comboio, mantidas em zonas dedicadas, assinaladas com adesivos verdes junto às portas. Não podem ser bloqueadas portas e escadas, nem ocupar espaços de acessibilidade caso o cliente não seja prioritário.
Nos autocarros as ‘e-bikes’ devem ser colocadas no exterior do mesmo, no suporte próprio para bicicletas.
Ciclomotores, motocicletas ou bicicletas elétricas que se assemelham foram proibidos em comboios, autocarros, túneis e plataformas.
Perante a aplicação da nova política, os passageiros que não estiverem em conformidade podem enfrentar uma multa de até 360 dólares.