Transportes em Ontário: Tarifas do TTC e Go Transit com descontos em 2024

Após anos de discussões, parece haver finalmente um alívio para os passageiros do TTC que fazem ligação com os comboios e autocarros da GO Transit, uma vez que o Governo de Ontário vai introduzir tarifas com desconto.

Todd McCarthy, o deputado federal por Durham que foi nomeado ministro adjunto dos Transportes de Ontário durante uma mudança de gabinete no início de setembro, confirmou que está a ser planeada a introdução de uma nova política de tarifas conjuntas para o TTC e o GO Transit em fevereiro.

“Isto poupará ao cidadão médio cerca de 1.500 dólares por ano. Trata-se de uma poupança muito, muito importante para os nossos concidadãos e isto aplica-se a Durham e, claro, a toda a GTA”, disse aos jornalistas na quarta-feira, 13 de setembro, durante um anúncio não relacionado com a conclusão da construção de duas estações GO Transit em Scarborough.

“Essa integração tarifária faz parte do nosso plano para um futuro muito próximo. Estamos a cinco meses de distância, de fevereiro de 2024”, acrescentou.

Atualmente, em Toronto, os passageiros que iniciam ou terminam a sua viagem utilizando o TTC têm de pagar a tarifa completa (3,30 dólares se utilizarem um cartão Presto, de débito ou de crédito) mais a tarifa completa do GO Transit.

Os residentes que utilizam o GO Transit e os serviços de trânsito local em Barrie, York Region, Bradford-West Gwillimbury, Durham Region, Milton, Guelph, Cambridge-Kitchener-Waterloo, Milton, Oakville, Mississauga, Brampton, Hamilton e Burlington recebem um desconto e não têm de pagar a tarifa de trânsito local.

As tarifas com desconto de 1,50 dólares para o TTC terminaram em março de 2020, depois de o anterior Governo liberal ter implementado um projeto-piloto de três anos em 2018.

O Governo de Ford optou por não renovar o programa, mas as autoridades provinciais afirmaram, nos últimos anos, que estavam a decorrer negociações sobre co-tarifas entre a autarquia de Toronto e o Governo.