O premier Doug Ford afirma querer construir um túnel sob a autoestrada 401 que se estenderia de Brampton a Scarborough, aproximadamente.
Em conferência de imprensa realizada a 25 de setembro de manhã, Ford referiu que o seu Governo vai começar a estudar a viabilidade técnica da construção de um túnel que se estenda por toda a GTA sob a autoestrada mais movimentada do país.
Segundo Ford, o túnel servirá como uma nova via rápida para os automóveis e para o trânsito de Brampton a Mississauga, a oeste, a Markham e Scarborough, a leste, ligando-se às principais estradas e auto-estradas ao longo do percurso.
Ford não forneceu uma estimativa do custo de um túnel, mas afirmou ter consciência de se tratar de uma ideia ambiciosa.
Por isso, a pesquisa de viabilidade, de acordo com o Governo provincial, para além dos custos, vai analisar várias opções para aumentar a capacidade da autoestrada 401, incluindo potenciais rotas dentro da faixa de rodagem existente, o número de faixas, o comprimento e o número e conceção dos nós de ligação a outras auto-estradas.
Incluirá também consultas às comunidades das Primeiras Nações e uma análise das melhores práticas de projetos semelhantes noutros locais.
Segundo a província, um eventual túnel sob a autoestrada 401 não seria sujeito a portagens.
Um túnel que ao longo de 60 quilómetros, de Brampton a Scarborough, seria um dos mais longos do mundo.