Tory diz que o município não vai pedir empréstimo à província para equilibrar o orçamento

A cidade afastou-se de um plano anterior para pedir dinheiro emprestado da província, a fim de compensar a perda de financiamento habitacional, anunciou o presidente John Tory, em notícia avançada pela CP24.

O chefe do Orçamento Gary Crawford já havia dito à CP24 que a cidade estava a planear pedir um empréstimo de 129 milhões de dólares do Queen’s Park, devido ao impacto criado pela eliminação do fundo Toronto Pooling Compensation em 2013. No entanto, na quinta-feira, Tory adiantou aos jornalistas que a cidade vai antes recorrer a um “mecanismo de financiamento interno” para ajudar a superar um défice de 86 milhões de dólares no seu orçamento de 2015, originado pela perda do financiamento.

Tory não revelou como a cidade vai aparecer com o dinheiro que esta teria recebido se tivesse pedido o empréstimo, mas indicou que seriam divulgados mais detalhes à posteriori.

O presidente acrescentou que as melhorias de serviço anunciadas para a TTC, há duas semanas, vão permanecer, bem como a proposta de aumento de 2,75 cento do imposto sobre imóveis.

O vice-presidente Denzil Minnan-Wong afirmou que as condições que a província estava a oferecer “não eram realmente muito boas”.

Minnan-Wong referiu à CP24 que não poderia confirmar quais os projetos que estão “em risco”, mas apontou que os detalhes vão surgir nas próximas semanas.