Toronto anuncia multas mais pesadas para infrações do tipo ‘Blocking the Box’

Foto: Unsplash

Os automobilistas de Toronto que bloqueiam os cruzamentos, vulgarmente designados por “bloquear a caixa” ou ‘Blocking the Box’, serão em breve sujeitos a multas significativamente mais elevadas. Na segunda-feira, 16 de setembro, a presidente da Câmara Municipal, Olivia Chow, e a vice-presidente, Jennifer McKelvie, anunciaram o aumento das multas durante uma conferência de imprensa na King Street West e na University Avenue, com o objetivo de travar esta prática que contribui para o engarrafamento na cidade.

O conselho municipal aprovou recentemente uma moção, inicialmente apresentada por McKelvie, pedindo autorização à província para aumentar as multas para os condutores apanhados a bloquear cruzamentos. De acordo com as novas sanções, os condutores serão multados em $450, contra a anterior coima de $85. Nas zonas de segurança comunitária, a coima aumentará de $120 para $500.

Já está a ser instalada nova sinalização nos principais cruzamentos da baixa de Toronto e McKelvie garantiu que as multas serão aplicadas em toda a cidade. “Sabemos que multas elevadas funcionam. Já vimos isso com as mensagens de texto e a condução”, acrescentou.

Chow expressou a sua frustração em relação aos condutores que bloqueiam os cruzamentos, especialmente numa cidade com eventos frequentes que podem causar tráfego inevitável. No entanto, deixou claro que “bloquear a caixa” não será tolerado. “Quando o semáforo muda, toda a gente fica presa. Ninguém vai a lado nenhum. É uma paragem total. É irritante. Adivinha? Vão pagar pelo mau comportamento e vamos multar-vos”, declarou.

Chow salientou que os funcionários estão a explorar a utilização de novas tecnologias, como câmeras, para automatizar o processo de aplicação da lei.

A TPS Traffic Services aconselhou os condutores a evitarem bloquear os cruzamentos, aguardando fora do cruzamento até poderem desobstruí-lo completamente. Espera-se que os funcionários municipais apresentem uma atualização destes esforços ao conselho municipal em outubro.