Tornado à vista: Tempestades severas atingiram sul de Ontário e Quebec

FOTO: Ben Jean/X

A ameaça de trovoadas severas abrangeu grande parte do sul de Ontário e do Quebec na quarta-feira, 22 de maio, uma vez que uma massa de ar tropical e turvo ajudou a alimentar as condições instáveis.

Por volta das 14h00 no horário de Ontário, o primeiro dos avisos de tornados já estava a cobrir partes da zona rural da província, incluindo a cidade de Orillia, Bracebridge e Gravenhurst. Outros avisos de tornados, bem como avisos e alertas de trovoadas severas, cobriram a região durante a tarde e a noite.

Ventos prejudiciais, chuva forte, relâmpagos frequentes e granizo de grandes dimensões acompanharam a ameaça de tempestade.

Foram também registados cortes na eletricidade e árvores foram derrubadas no meio das condições de tempestade. Os cidadãos a norte de Barrie e Orillia foram os mais afetados. Antes da hora do jantar, mais de 30 mil pessoas ficaram às escuras e os cortes de eletricidade continuaram pela noite dentro.

Por volta das 21h35, os internautas avistaram ao longe uma nuvem funil escura enquanto um relâmpago atravessava o céu tempestuoso perto de Alliston, na província mais populosa do Canadá. Em Bradford também houve registos em vídeo de um potencial tornado.

Este foi o terceiro dia consecutivo com um risco de tempestade iminente, mas com as condições mais graves a ameaçar a região na quarta-feira. Isto porque uma frente fria e um sistema de baixas pressões atravessaram a massa de ar quente e húmido que se tinha vindo a formar nos cinco dias anteriores.