“TOLERÂNCIA ZERO” PARA QUEM QUISER PERMANECER PERTO DO VULCÃO DA ILHA DO FOGO

LusaSão Filipe, Cabo Verde, 28 de nov (Lusa) – A retirada dos bens da localidade de Portela, perto do vulcão da ilha do Fogo, já terminou e haverá agora “tolerância zero”, podendo as autoridades recorrer à força para os que lá pernoitarem, garantiu hoje fonte da proteção civil cabo-verdiana.

O coordenador das operações do Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC) de Cabo Verde, Nuno Oliveira, comentava, paralelamente, à Lusa a tentativa desencadeada por alguns jovens da povoação situada no planalto de Chã das Caldeiras, que serve de base às sucessivas erupções vulcânicas que assolam o Fogo desde domingo.

“Acabou a tolerância dada pelo Governo para a retirada dos bens. Sei que houve pessoas a colocar portas e janelas e a guardar algum mobiliário nas suas casas, porque a lava já não está a avançar, mas essas pessoas não vão ficar. Deixarão os bens onde quiserem e vão embora. A partir de agora é tolerância zero e, se for preciso usar a força, usaremos. Vamos usar a força mas não a de armas”, frisou Nuno Oliveira.