‘Terry Fox Run’: Milhares de canadianos participam na corrida anual de caridade

Foto: Facebook/Terry Fox
Foto: Facebook/Terry Fox

Neste domingo, dia 17, milhares de canadianos participaram na ‘Terry Fox Run’. A corrida anual de caridade realiza-se no segundo domingo após o Dia do Trabalhador, em cidades e vilas de todo país.

A ‘Terry Fox Run’ é um evento anual de caridade não competitivo realizado em todo o mundo para angariar fundos para a investigação do cancro, em homenagem ao ativista do cancro canadiano, Terry Fox e à sua ‘Maratona da Esperança’. A 17 de setembro, canadianos de costa a costa apertaram os atacadores para honrar o legado de Terry Fox.

Em Ottawa, realizaram-se quatro eventos que, em conjunto, angariaram mais de 208 mil dólares este ano.

A principal corrida em honra a Terry Fox de Ottawa teve lugar no Hog’s Back Park. Foi a maior das quatro corridas, tendo angariado mais de 157 mil dólares.

Também houve corridas em Kanata, Orléans e Manotick/Greely. A corrida de Kanata teve lugar na Kanata Montessori School. Angariou quase 20 mil dólares. A corrida de Orléans teve lugar na Sir Wilfrid Laurier High School e angariou 11 mil dólares. Já a maratona de Manotick/Greely, no Greely Community Centre, angariou um pouco mais de 20 mil dólares.

Terry Fox, de 18 anos, de Port Coquitlam, British Columbia (B.C.), recebeu o diagnóstico de cancro, um sarcoma osteogénico logo acima do joelho, e sofreu uma subsequente amputação da perna.

A experiência pessoal e a investigação de Terry levaram-no a uma conclusão simples – era necessário mais dinheiro para a investigação do cancro. E assim, com o estilo modesto mas motivado que viria a ser a sua imagem de marca, Terry começou a treinar e a planear a sua corrida pelo Canadá para angariar fundos para a investigação do cancro.

Passaram 43 anos desde que Terry Fox começou a sua Maratona da Esperança em St. John’s, Newfoundland and Labrador. Terry conseguiu chegar a Thunder Bay, Ontário, após 143 dias, antes de o cancro voltar e ser obrigado a parar de correr. Morreu a 28 de junho de 1981, com 22 anos de idade.

Antes da sua morte, Terry Fox tinha atingido o seu objetivo, outrora inimaginável, de angariar 1 dólar de cada canadiano. Mais importante ainda, tinha posto em marcha a estrutura de um evento, a ‘Terry Fox Run’, que daria início à investigação sobre o cancro no Canadá, angariando mais de 850 milhões de dólares desde 1980, e traria esperança e saúde a milhões de canadianos.

Desde então, os canadianos que correram em sua honra angariaram mais de 850 milhões de dólares para a investigação do cancro.