TENTATIVAS DE SUICÍDIO ENTRE ESTUDANTES PREOCUPA TDSB

(Corey Baird/CTV)
(Corey Baird/CTV)
(Corey Baird/CTV)
(Corey Baird/CTV)

A Toronto District School Board (TDSB) está consciente de cerca de 700 tentativas de suicídio feitas por alunos, no último ano letivo, e a Diretora de Educação, Donna Quan, admite que o número pode ser ainda maior do que isso.
Quan revelou a estatística alarmante aos jornalistas, logo após uma conferência de imprensa, na terça-feira, para anunciar uma nova estratégia de saúde mental, dizendo que o número deve ser uma “preocupação” para os educadores da direção escolar.
Quan salientou que a TDSB monitoriza “muito de perto” as tentativas de suicídio e, muitas vezes, descobrem mais sobre estas tentativas, quando procuram saber quais as razões para a ausência prolongada de um aluno.
Embora Quan tenha afirmado que não pode indicar com certeza se o número do ano letivo 2012-13 representa um aumento, sublinhou que é “alarmante” e deve ser motivo suficiente para levar a uma ação por parte de educadores, pais e profissionais de saúde mental.
Das 700 tentativas de suicídio conhecidas em 2012-2013, Quan apontou que um “número significativo” destas envolveu estudantes de escolas secundárias de Toronto, com um número muito menor envolvendo alunos do ensino médio.
Existem 105 escolas secundárias e 451 escolas de ensino primário sob jurisdição da TDSB e a direção está atualmente no meio de desenvolver um plano de prevenção do suicídio, que vai olhar para a melhor forma de ajudar os alunos que sofrem de depressão grave.
O plano vai também disponibilizar recomendações sobre a melhor forma de apoiar os alunos afetados pela tentativa de suicídio de colegas.