Taça portuguesa de Curling: Competição inédita ocorreu em Barrie no Canadá

Foto: CMCTV/Bosco da Costa
Foto: CMCTV/Bosco da Costa

Portugal busca uma nova era nos desportos de inverno com a ajuda dos luso-canadianos. A FDI-Portugal organizou a edição inaugural da Taça de Portugal de Curling – Duplas Mistas, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de outubro aqui no Canadá.

Portugal é um país famoso pelas suas praias ensolaradas e clima ameno. Os desportos de inverno não são exatamente uma tradição no país. Nas últimas Olimpíadas de Inverno em Pequim, 2022, apenas três atletas portugueses estiveram presentes. No entanto, a Federação de Desportos de Inverno Portuguesa (FDI-Portugal) está determinada a mudar esse cenário, e para isso, conta com a valiosa contribuição da comunidade luso-canadiana.

Com mais de quinhentos mil portugueses a residir no Canadá, surgiu a ideia de explorar o talento da comunidade para representar Portugal em competições internacionais de desportos de inverno.

Para dar início a essa ambiciosa empreitada, a FDI-Portugal trouxe ao Canadá a edição inaugural da Taça de Portugal de Curling – Duplas Mistas, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de outubro. Este torneio inédito teve lugar no Barrie Curling Club, localizado em Ontário.

A dupla vencedora da Taça foi Antonieta Martins Ethier e Victor Santos, ambos de Lisboa. Eles conquistaram a medalha de ouro ao derrotar Ashley Spalding e Chris Skidmore, também de Lisboa, por 12 a 2. Com essa vitória, Victor e Antonieta garantiram o direito de representar Portugal nas eliminatórias do Campeonato Mundial de Curling.

O evento foi patrocinado pelo empresário luso-canadiano Manuel da Costa, que foi homenageado com uma camisola da seleção portuguesa de hóquei.

Para o cônsul português em Toronto, Joaquim do Rosário, o intercâmbio desportivo entre Portugal e Canadá beneficia os dois países.

Para o presidente da Federação, Pedro Flávio Martins, os luso-canadianos serão fundamentais para o futuro do desporto de inverno português.

A FDI-Portugal está empenhada em aumentar o interesse pelo desporto de inverno em Portugal. A federação deve construir em breve um pavilhão de gelo em Portugal, que possibilitará a prática de desportos como Hóquei no Gelo, Curling e Patinagem no Gelo. Além disso, outro projeto em andamento é a construção de uma pista sintética para a aprendizagem de Esqui e Snowboard, localizada junto à Pousada da Juventude da Serra da Estrela, na Covilhã.

A FDI-Portugal faz um apelo à comunidade luso-canadiana com habilidades em desportos de inverno para entrar em contato com a federação e se envolver na representação de Portugal em competições de inverno.