Supermercados Loblaw aceita assinar o código de conduta do retalho alimentar

Foto: Ivanoh Demers/CBC/Radio-Canada

O Loblaw diz-se pronto para assinar o código de conduta do retalho alimentar, abrindo caminho para um acordo que está a ser preparado há anos.

Após seis meses de negociações, o gigante do retalho declarou que vai assinar o código, desde que os outros ‘players’ do setor também o façam.

O maior retalhista de produtos alimentares do Canadá diz que o código é atual e justo e que não vai conduzir a preços mais elevados. A declaração marca uma mudança de postura, já que anteriormente o Loblaw tinha dito que o código ia agravar as despesas dos consumidores.

O código foi desenvolvido por um grupo de líderes da indústria alimentar. O objetivo é nivelar as condições de concorrência entre os fornecedores e os retalhistas.

Em dezembro passado, o processo estagnou. À data, o Loblaw e o Walmart recusaram assinar o código alegando que ia prejudicar os consumidores em termos de preços.

A data prevista para a entrada em vigor do código é 1 de junho de 2025, avança a direção jurídica do Loblaw.

De acordo com o comité provisório responsável pelo código, o único grande retalhista que ainda não deu luz verde à iniciativa é o Walmart. O Costco também manifestou dúvidas, mas espera-se que avance.

O Walmart diz, entretanto, que já recebeu o último rascunho do código. A empresa garante que vai “analisá-lo e determinar os próximos passos”.