Stress financeiro: Dinheiro é o principal fator de stress para 44% dos canadianos

FOTO: UNSPLASH

À medida que a crise do custo de vida persiste, quase metade de todos os canadianos dizem que o dinheiro é a sua principal fonte de stress, de acordo com uma pesquisa da FP Canada.

A parcela de pessoas que citam o dinheiro como a principal preocupação aumentou de 38% em 2022 para 40% em 2023, chegando a 44% em 2024, revelou o último Índice de Stress Financeiro do órgão profissional.

Os canadianos citaram os preços elevados dos alimentos (69%), a inflação geral (60%) e os custos relacionados com a habitação (52%) como as principais causas do stress financeiro.

O inquérito revelou também que, embora o stress financeiro esteja a aumentar, os canadianos dão prioridade à saúde financeira e sentem-se mais esperançados do que há um ano.

Cerca de 91% dos canadianos estão a tomar medidas para reduzir o stress financeiro. E metade dos canadianos inquiridos afirmam sentir-se otimistas quanto ao futuro financeiro, em comparação com 47% dos canadianos que expressaram o mesmo sentimento em 2023.

A FP Canada, uma organização que representa os profissionais financeiros canadianos referiu que trabalhar com um planeador financeiro pode ajudar a aliviar o stress. O organismo profissional salientou que os canadianos que trabalham com este profissional têm menos 33% de probabilidades de estarem stressados com o dinheiro devido a preocupações financeiras do que aqueles que não o fazem.

Além disso, as pessoas que trabalham com um profissional financeiro são mais otimistas quanto ao seu futuro financeiro (56%) do que as que não recorrem a um planeador (48%).