Karen Stintz vai retirar-se do cargo de presidente da TTC, enquanto prepara a sua candidatura para a corrida eleitoral que vai escolher o novo presidente da cidade de Toronto.
Na sexta-feira, Stintz e o CEO da Comissão de Trânsito de Toronto (TTC, na sigla em inglês), Andy Byford, apresentaram a segunda carta anual do cliente da TTC.
De acordo com a nova Carta, a TTC vai postar o desempenho de todas as rotas de autocarros e elétricos em www.ttc.ca, e realizar mais sessões de informação pública. A TTC também prometeu realizar inquéritos de satisfação e usar inquéritos Mystery Shopper (cliente mistério) a cada trimestre.
Byford fez da transparência uma parte fundamental do seu mandato na TTC. Num comunicado de sexta-feira, Byford salientou que a TTC estava dedicada a melhorar continuadamente os seus serviços.
A primeira carta foi lançada em 28 de fevereiro de 2013. Em setembro, a TTC referiu que 79 por cento dos utilizadores garantiram que estavam satisfeitos com o serviço. No entanto, a Comissão reconheceu as notas baixas para a utilidade dos anúncios durante os atrasos e mapas dentro dos autocarros e elétricos.
No seguimento da anunciada saída de Stintz, perfilam-se já alguns nomes para a sucessão, estando os vereadores Josh Colle e Maria Augimeri a disputar a posição na TTC. No entanto, o presidente Rob Ford afirmou que o seu irmão, o vereador Doug Ford, deveria ser o presidente da TTC e que rapidamente iria endireitar as coisas.
Embora Stintz ainda não se tenha registado para concorrer a presidente, ela anunciou em dezembro passado que tencionava fazê-lo.
As nomeações, que devem ser feitas com o escrivão da cidade, encerram no próximo dia 12 de setembro. A eleição será realizada no dia 27 de outubro.
A duração do mandato é de 1 de dezembro de 2014 a 30 de novembro de 2018.