Statistics Canada: Taxa de desemprego volta a subir em agosto

Foto: Artem Podrez/Pexels

A taxa de desemprego no Canadá voltou a subir em agosto, alcançando os 6,6%. Segundo a Statistics Canada, houve um aumento de 22 mil postos de trabalho, com destaque para os empregos a tempo parcial. No entanto, o número de empregos a tempo inteiro diminuiu.

Este é o valor mais alto registado desde maio de 2017, excluindo os anos da pandemia. O crescimento rápido da população tem contribuído para a subida da taxa, mesmo com a criação de novos empregos.

Os estudantes enfrentaram um verão difícil no mercado de trabalho. Neste grupo populacional, a taxa de desemprego atingiu 16,7%, o pior registo desde 2012, fora do período pandémico.

O setor da saúde e da assistência social continua a crescer, tendo criado quase metade dos novos empregos no último ano. Também se registou crescimento nos serviços educativos em agosto, mas houve perdas em setores como os serviços técnicos e profissionais.

O aumento dos salários foi de 5% em agosto, uma ligeira descida face ao mês anterior. Este relatório surge pouco depois do terceiro corte consecutivo na taxa de juro pelo Banco do Canadá.