A taxa de desemprego no Canadá subiu para 6,8% no mês passado, à medida que mais pessoas procuraram trabalho num mercado laboral em declínio.
De acordo com o inquérito ao emprego realizado pela Statistics Canada em novembro, divulgado a 6 de dezembro, a taxa de desemprego no mês passado atingiu o valor mais elevado desde janeiro de 2017, fora do contexto da pandemia da Covid-19.
Em outubro, a taxa de desemprego foi de 6,5%.
Entretanto, a economia criou 51 mil postos de trabalho em novembro, com os ganhos de emprego concentrados no trabalho a tempo inteiro.
A taxa de participação na força laboral, que reflete a proporção de pessoas em idade ativa que estão empregadas ou à procura de trabalho, aumentou 0,3 pontos percentuais no mês passado.
As taxas de juro elevadas arrefeceram significativamente o mercado laboral ao longo do último ano, resultando em períodos mais longos sem trabalho para os canadianos desempregados.
O relatório sobre o emprego indicou também que 46,3% dos canadianos desempregados em novembro não tinham trabalhado no último ano ou nunca tinham trabalhado, contra 39,5% há um ano.
No entanto, o salário médio por hora aumentou 4,1% em relação ao ano anterior, marcando um abrandamento no crescimento anual dos salários em relação a outubro.