Statistics Canada: Inflação no Canadá desceu 2,7% em abril

FOTO: UNSPLASH

O índice de preços no consumidor, uma medida dos preços de bens e serviços em toda a economia, desceu 2,7% em abril em comparação com os 2,9 pontos percentuais registados em março, informou a Statistics Canada.

Embora os preços dos produtos alimentares tenham diminuído em abril, fizeram-no a um ritmo mais lento face a março, averiguou a agência de dados (descida de 1,4% em comparação com os 1,9% de março).

O custo da carne foi o principal responsável pela descida, mas outros produtos alimentares que também contribuíram foram as bebidas não alcoólicas, produtos de padaria e cereais, fruta, peixe, etc.

Entretanto, os consumidores pagaram mais 6,1% pelos combustíveis em abril, após um aumento de 4,5% em março. A Statistics Canada afirmou que a mudança para misturas de gasolina de verão, as preocupações com o abastecimento e as taxas federais mais elevadas sobre o carbono contribuíram para o aumento.

Os números de abril marcaram a taxa de inflação mais baixa em três anos, desde os 2,2% de março de 2021.

A Statistics Canada também informou que em Alberta, onde a inflação desacelera ano após ano, o custo do aluguer aumentou 16,2% em abril.

Esse número cresceu a um ritmo mais rápido do que a taxa nacional (8,2%) pelo oitavo mês consecutivo.

Muitos economistas esperam que o banco do Canadá comece a reduzir as taxas de juro já na próxima divulgação marcada para o dia 5 de junho.