Statistics Canada: Inflação cai para 1,8% com ajuda de isenção fiscal

Foto: Jack Sparrow/Pexels

A inflação no Canadá baixou para 1,8% em dezembro, segundo a Statistics Canada. O valor é ligeiramente inferior aos 1,9% registados em novembro.

A descida foi influenciada pela isenção temporária do imposto sobre bens e serviços (GST) e do imposto harmonizado sobre vendas (HST), em vigor desde 14 de dezembro. Até 15 de fevereiro, a medida elimina os impostos em várias categorias, como roupas infantis, brinquedos e restaurantes.

Alguns preços registaram grandes quedas anuais, como os de comida comprada em restaurantes e bebidas alcoólicas. Por outro lado, os preços dos combustíveis subiram 3,5% em relação ao ano anterior, após uma queda de 0,5% em novembro.

Outro destaque foi o aumento de 62% nos preços de alojamento para viajantes em British Columbia (B.C.), associado aos concertos de Taylor Swift em Vancouver.

Outro destaque foi o aumento mensal de 62% nos preços de alojamento em British Columbia (B.C.), associado aos concertos de Taylor Swift em Vancouver.

O Banco do Canadá está a analisar os dados antes da sua primeira decisão sobre a taxa de juro de 2025, marcada para 29 de janeiro. Apesar de a inflação estar abaixo da meta de 2%, economistas alertam para incertezas, como as possíveis tarifas dos Estados Unidos da América (EUA).