Uma recente sondagem nacional realizada pela Léger revelou que quase metade dos canadianos é a favor da realização de eleições federais após o fim do acordo de confiança e fornecimento entre o NDP e os Liberais. A sondagem, realizada de 6 a 8 de setembro, revelou que 47% dos canadianos apoiam a convocação de eleições, enquanto 34% preferem não o fazer.
O calendário de uma potencial eleição é também um ponto de divisão entre os canadianos. Cerca de 38% gostariam que as próximas eleições se realizassem no outono, enquanto uma percentagem semelhante, 37%, prefere manter o calendário previsto para outubro de 2025. Entre os que são a favor de eleições, 69% gostariam que estas se realizassem no próximo outono.
A sondagem revela ainda um ceticismo generalizado em relação à capacidade do Primeiro-Ministro Justin Trudeau para governar eficazmente com o apoio do NDP. Aproximadamente 65% dos canadianos expressam uma falta de confiança na liderança de Trudeau neste contexto, com 40% a indicar que não estão de todo confiantes.
À medida que o panorama político evolui, a perspetiva de eleições federais continua a ser um tema de discussão significativo entre os canadianos, com as diferenças regionais e as preferências partidárias a desempenharem um papel crucial na formação da opinião pública.