Sondagem: Canadianos mais preocupados com inflação do que clima

Foto: Markus Spiske/Pexels
Foto: Markus Spiske/Pexels

Uma nova sondagem revela o que mais preocupa os canadianos. A esmagadora maioria teme as alterações climáticas. Ainda assim, a inflação é o que mais preocupa a população.

A maioria dos canadianos está preocupada com as alterações climáticas. Além disso, acredita que são a causa do aumento das condições meteorológicas extremas. É o que revela uma nova sondagem da Leger, feita entre 8 e 10 de setembro.

Ainda assim, só uma pequena fração considera que as alterações climáticas são o principal problema que o Canadá enfrenta. Muitas dizem que só vão mudar de comportamento se isso não tiver um custo.

As opiniões foram recolhidas no rescaldo da pior temporada de incêndios florestais da história do Canadá.

Nesse contexto, 72% dos canadianos dizem-se preocupados ou muito preocupados com as alterações climáticas. 21% não estão muito preocupados e apenas 7% não estão preocupados de todo.

Os inquiridos do Quebec são os que mais temem as alterações climáticas (84%), em contraste com os de Alberta que são os menos preocupados (55%).

Os canadianos mais jovens estão mais preocupados com o clima do que os canadianos mais velhos. Também as mulheres manifestam maior preocupação do que os homens.

A sondagem também revela que os canadianos estão muito mais preocupados com as questões financeiras, do que com o clima. Apenas 7% acham que as alterações climáticas são o principal problema que o país enfrenta.

A maior percentagem – 33% – diz que a inflação é o principal desafio, 16% nomeiam a acessibilidade da habitação e 8% apontam para o aumento das taxas de juro.