SCOTIABANK PREPARA-SE PARA CORTAR 1.500 POSTOS EM TODO O MUNDO

scotiaO grupo Scotiabank avisa que está a cortar o equivalente a 1.500 empregos em toda a empresa – cerca de dois terços destes no Canadá – e a tomar uma série de medidas contáveis que vai cortar cerca de $341 milhões do seu lucro para o quarto trimestre, avançava a Canadian Press na terça-feira.
Apesar da magnitude do anúncio, o banco disse que continua no bom caminho para cumprir os seus objetivos financeiros para 2014. Como outros grandes bancos do Canadá, o Scotiabank tem sido extremamente rentável – com um total de $5.57 mil milhões de lucro líquido nos três primeiros trimestres de 2014.
“O anúncio de hoje é o resultado de ter de tomar algumas decisões difíceis, mas necessárias, para apoiar os nossos objetivos a longo prazo”, explicou Brian Porter, presidente e CEO do Scotiabank.
O Scotiabank adiantou que o relatório financeiro completo será publicado em dezembro, mas a empresa programou uma teleconferência na terça-feira para discutir o anúncio.
Porter, que tem sido o executivo de topo do Scotiabank, desde que Rich Waugh se aposentou em novembro passado, depois de uma década no cargo, salientou que “todos aqueles afetados por estas mudanças serão tratados com justiça e respeito e merecem os nossos agradecimentos pelas suas importantes contribuições para o Scotiabank”.
O Scotiabank refere que a redução vai afetar pessoas em todos os níveis da organização e incluem o encerramento de cerca de 120 filiais na sua divisão internacional.
No Canadá, não foram anunciados nenhuns encerramentos, mas o Scotiabank irá centralizar e automatizar várias funções de filiais e diminuir o suporte operacional para as atividades de gestão de riqueza – que normalmente auxiliam os clientes com investimento e poupança.
Durante o exercício, o grupo espera reduzir os custos anuais em $120 milhões, mas os benefícios não serão notados até ao exercício financeiro de 2016, que começa em novembro próximo.
O Scotiabank também está a tomar uma série de outras medidas que vão reduzir o lucro no quarto trimestre do seu ano fiscal de 2014, que terminou em 31 de outubro, incluindo um valor adicional de $109 milhões de provisões para perdas com empréstimos relacionados com empréstimos na região do Caribe.