Justin Trudeau recebe os premiers no dia 7 de fevereiro para negociar o financiamento dos cuidados de saúde. O Governo federal deseja que o seu investimento vá além de soluções de curto prazo, para gerar mudanças no sistema.
O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou que realizará uma primeira reunião de ministros em Ottawa em 7 de fevereiro, enquanto o seu governo procura finalizar um acordo sobre o financiamento da saúde com as províncias.
O governo federal e as províncias estão em negociações prolongadas há meses sobre um aumento na Canada Health Transfer (CHT).
Os primeiros-ministros têm exigido uma reunião cara a cara com Trudeau para pressioná-lo por um aumento multimilionário no financiamento. O governo federal disse que Trudeau não se reuniria com seus colegas provinciais até que as autoridades negociassem alguns dos pontos mais delicados de um acordo.
Trudeau disse que, embora os canadianos tenham orgulho do sistema de assistência médica, não há dúvida de que ele precisa de algum apoio. Nos últimos meses, algumas salas de emergência foram fechadas por falta de pessoal, uma escassez de mão de obra que comprometeu a qualidade do atendimento em algumas jurisdições.
As províncias têm exigido uma grande injeção de dinheiro para apoiar um sistema que foi prejudicado pela Covid-19 e pela escassez de mão de obra.
Ottawa disse que deseja que seu investimento vá além de soluções de curto prazo para oferecer mudanças duradouras a um sistema que enfrenta uma infinidade de desafios em cuidados primários, saúde mental, cuidados de longo prazo, atendimento virtual e coleta de dados.
Os primeiros-ministros querem que Ottawa aumente a sua participação nos custos de saúde dos atuais 22% para 35%.