Saúde: Ontário regista 1.ª morte por sarampo em mais de 10 anos

Foto: NIAID/Flickr

Uma criança morreu de sarampo em Ontário. Trata-se da primeira morte na província causada pelo vírus em mais de 10 anos. A notícia foi avançada num relatório da Public Health Ontario.

A criança, com menos de 5 anos, não estava vacinada contra o vírus, segundo o relatório de vigilância, publicado esta quinta-feira, dia 16 de maio.

A Public Health Ontario também confirma que esta é a primeira morte por sarampo na província em mais de uma década.

Em 2024, foram identificados 22 casos de sarampo na província. Neste grupo, há registo de 13 crianças e nove adultos infetados. Quatro dos adultos foram previamente vacinados, dois não foram imunizados e dois apresentaram uma situação vacinal desconhecida.

Os casos abrangeram nove unidades de saúde pública diferentes e acredita-se que a fonte de transmissão tenha sido uma viagem, adianta o relatório.

O maior número de casos foi registado pelas autoridades de saúde de Toronto e Hamilton, que confirmaram seis casos de sarampo nas suas regiões, respetivamente.

O relatório avança que cinco doentes tiveram de ser internados. Todas as hospitalizações envolveram crianças com menos de nove anos que não foram vacinadas. Uma delas foi a que morreu da doença.

As autoridades alertam que o sarampo é altamente infeccioso. Transmite-se facilmente a quem não foi vacinado ou a quem nunca teve a doença. Os bebés, as grávidas não vacinadas e as pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos estão especialmente em risco.

Os sintomas do vírus incluem febre, erupção cutânea com manchas vermelhas, olhos vermelhos e lacrimejantes e tosse.