O Ministério da Saúde de Ontário informou a 12 de agosto, segunda-feira, o registo de uma terceira morte por listeriose, associada ao surto que originou a recolha de leite vegetal das marcas Great Value e Silk.
A declaração ocorreu após uma atualização sobre o surto publicada a 12 de agosto, pela Agência de Saúde Pública do Canadá. No comunicado consta também um aumento do número de casos de listeriose confirmados em 20 pessoas, em quatro províncias canadianas.
Como já foi noticiado, os casos de listeriose começaram a aparecer em agosto de 2023, de acordo com a Agência de Saúde Pública do Canadá. A atualização feita a 12 de agosto deu conta de 13 casos em Ontário, cinco no Quebec, um em Nova Scotia e um em Alberta. 15 pessoas já foram hospitalizadas devido ao surto, disse a agência.
As pessoas doentes têm idades entre 7 e 89 anos e em 70% dos casos têm 50 anos ou mais.
A contaminação das bebidas lácteas por listeria teve origem numa linha de produção dedicada na Joriki, uma unidade terceirizada de embalagem de bebidas em Pickering, Ontário, usada pela fabricante de leite vegetal Danone Canada, como comunicado pela Agência Canadiana de Inspeção de Alimentos, na primeira semana de agosto.
Os produtos afetados incluem leite de aveia, leite de amêndoa, leite de coco, leite de amêndoa e coco e leite de amêndoa e caju da marca Silk, bem como leite de amêndoa da marca Great Value com datas de validade até 4 de outubro, inclusive, e contendo o número 7825 no código do produto.
A agência de saúde canadiana voltou a alertar que as pessoas devem verificar se têm algum dos produtos afetados e deitá-los fora ou devolvê-los ao local onde foram comprados.
Foto: CityNews