Saúde dentária: 2 milhões de idosos aceites no Canadian Dental Care Plan

FOTO: UNSPLASH

O novo Canadian Dental Care Plan, (CDCP) está a ganhar popularidade a um ritmo acelerado, de acordo com o Governo federal.

A vice-primeira-ministra e ministra das Finanças Chrystia Freeland e o ministro Federal da Saúde Mark Holland fizeram uma atualização em Toronto, na quarta-feira, 22 de maio, numa clínica dentária participante.

Segundo eles, quase 2 milhões de idosos já se inscreveram no plano e cerca de 90 mil já foram tratados.

Freeland incentiva as pessoas com mais de 65 anos a acederem à Internet ou a telefonarem para verem se têm direito ao plano.

“Até agora, no Canadá, tem sido possível saber quanto dinheiro alguém ganha ou quanto alguém ganha pelo seu sorriso.  Isso não é correto, não é justo”.

O plano destina-se a quem não tem acesso a um seguro dentário e tem um rendimento líquido familiar inferior a 90 mil dólares.

O número de clínicas dentárias que oferecem cobertura para o novo plano também está a aumentar rapidamente.

O Ministro Federal da Saúde, Mark Holland, diz que  dos cerca de 10 mil que se inscreveram, foram registados 5 mil em apenas algumas semanas.

“Temos uma norma de serviço de 48 horas para garantir que os prestadores que participam recebem o pagamento de imediato.  Isso é muito importante do ponto de vista administrativo”.

O programa será alargado no próximo mês não só às pessoas com um crédito fiscal por incapacidade válido, mas também a todos os menores de 18 anos.

O plano entrou em vigor a 1 de maio.