Saúde: Cenouras retiradas do mercado canadiano devido a surto de E. coli

Foto: mali maeder/Pexels

A Agência Canadiana de Inspeção Alimentar (CFIA) retirou várias marcas de cenouras biológicas do mercado. O motivo é a possível contaminação por E. coli, uma bactéria que pode ser mortal.

A retirada inclui marcas como Compliments, President’s Choice, Bunny-Luv e Cal-Organic. Estas cenouras foram vendidas em supermercados por todo o Canadá.

Se tem estas marcas em casa, verifique as datas de validade. Se o intervalo for entre 14 de agosto e 12 de novembro, podem estar contaminadas. Em caso de dúvida, descarte-as ou devolva-as ao supermercado para obter um reembolso total.

O alerta surge após um aviso semelhante nos Estados Unidos da América (EUA). Até ao fecho desta peça, o surto já tinha provocado uma vítima mortal e infetado dezenas de pessoas no país vizinho.

Estas cenouras foram cultivadas na Grimmway Farms, na Califórnia, que se autointitula o maior produtor mundial deste produto agrícola.

Especialistas acreditam que a seca contribuiu para o surto de E. coli. Algumas explorações agrícolas usaram água de fontes distantes, perto de pastagens com gado. A contaminação pode ter vindo dos resíduos animais.

A CFIA está a acompanhar a situação, em parceria com as autoridades norte-americanas.