Saúde: Aumenta o uso de e-scooter e consequentemente os ferimentos traumáticos em todo o Canadá

Foto: Pexels

Da costa oeste de Vancouver até à costa leste da Nova Escócia, foi registado um aumento da chegada das scooters eléctricas às cidades canadianas, como meio de transporte conveniente e mais ecológico.

No entanto, este aumento de scooters elétricas acarretou também o aumento de preocupações de segurança, com as equipas médicas a alertar sobre os perigos desta utilização, devido ao aumento relatado de ferimentos relacionados.

“Como médicos de emergência em todo o país, estamos vendo ferimentos incríveis causados ​​por trotinetes elétricas”, disse o médico de emergência Raghu Venugopal, de Toronto.

“Estamos vendo clavículas quebradas precisando de cirurgia, estamos vendo seis a sete fraturas de costelas em pessoas saudáveis, estamos vendo tornozelos destruídos, precisando de cirurgia. E estamos vendo sangramento interno no cérebro.”, acrescentou.

O médico recomendou aos utilizadores que não ignorem as precauções de segurança necessárias, principalmente usar capacetes e protetores de pulso e evitar excesso de velocidade

As scooters elétricas tornaram-se uma visão familiar nas cidades canadianas, graças ao aumento dos programas de aluguer de scooters.

O Hospital Infantil de Montreal, emitiu um alerta, em meados de julho, em relação ao aumento do número de casos de feridos nos últimos três meses. No hospital deram entrada sete feridos nesses meses, sendo que em 2023, no ano todo, só receberam oito feridos.

Os hospitais alertaram, ainda, para o aumento de ferimentos em crianças com menos de 5 anos, pela utilização de trotinetes sem capacete.

Liane Fransblow, coordenadora de traumas do Programa de Prevenção de Ferimentos Infantis de Montreal, alertou para a necessidade de reforço de regulamentação e fiscalização no uso destes aparelhos, com vista à minimização deste registo de ferimentos.

As leis relativas ao uso destes scooters elétricos variam de província para província, e de cidade para cidade no Canadá. No entanto, as equipas médicas partilham da opinião que uma trotinete elétrica é um veículo que anda na estrada e deve seguir regras, nomeadamente as de trânsito para garantir a segurança de todos os utilizadores da estrada.