RUI MACHETE DIZ QUE ‘TROIKA’ PODE DEVER “REPARAÇÕES” A PORTUGAL

LusaParis, 20 fev (Lusa) – O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, referiu hoje que a ‘troika’ poderá dever “reparações” a Portugal caso se confirme que as medidas do programa de resgate prejudicaram o país.

Rui Machete, que não quis alongar-se sobre que tipo de “reparações” Portugal pode reclamar, comentava as declarações do presidente da Comissão Europeia, na quarta-feira, segundo as quais a ‘toika’ “pecou contra a dignidade” de portugueses, gregos e também irlandeses, reiterando que é preciso rever o modelo e não repetir os mesmos erros.

“Eu interpreto isto por um desejo de facilitar as coisas e de reconhecer que houve aspetos negativos. Eu lembro, por exemplo, as censuras que a ‘troika’ fez ao aumento do salário mínimo que Portugal precisou, mas evidentemente se isso é verdade devem-nos reparações. Vamos ver”, declarou Rui Machete aos jornalistas no final da segunda reunião informal de chefes da diplomacia do Grupo do Mediterrâneo (Med7), no ministério francês dos Negócios Estrangeiros.