Royal Bank ‘Mundial’: Banco canadiano é o maior financiador de combustíveis fósseis

FOTO: RBC WIKIPEDIA
FOTO: RBC WIKIPEDIA

O Royal Bank of Canada é o financiador n.º 1 do desenvolvimento de combustíveis fósseis no mundo, segundo revela um grupo de ambientalistas. Ainda todos os 5 grandes bancos canadianos estão na lista dos 20 maiores financiadores de petróleo e gás, a nível mundial.

Um relatório de uma coligação de grupos ambientalistas mostra que o Royal Bank of Canada foi o maior financiador de combustíveis fósseis do mundo no ano passado, depois de fornecer mais de 42 mil milhões de dólares em financiamento.

O relatório anual do Banking on Climate Chaos mostra que o financiamento do banco canadiano entre 2016 e 2021 o colocou como o quinto maior financiador de combustíveis fósseis, mas 2022 foi o primeiro ano em que forneceu mais dinheiro.

Em 2021, o Royal Bank of Canada foi o quinto maior financiador de projetos de combustíveis fósseis do mundo.

O banco americano JP Morgan foi o maior financiador da indústria em 2021, com pouco mais de 67 mil milhões de dólares financiados, antes de ser ultrapassado pelo banco canadiano em 2022. O JP Morgan financiou a indústria com um montante de 39,2 mil milhões de dólares no ano passado.

De acordo com os dados, o Scotiabank classificou-se em nono lugar a nível mundial em 2022, com 29,5 mil milhões de dólares em financiamento e o TD Bank ficou logo atrás, com cerca de 29 mil milhões de dólares, enquanto o Bank of Montreal se classificou em 15.º e o CIBC em 16.º, com 19,3 mil milhões de dólares e 17,9 mil milhões de dólares, respetivamente.

Juntos, os cinco grandes bancos canadianos destinaram quase 140 mil milhões de dólares ao desenvolvimento dos combustíveis fósseis no ano passado.