Roubo de carros no Canadá

FOTO: UNSPLASH

Recorde: Sinistros de seguros atingem $1,5 mil milhões em 2023

A crise do roubo de automóveis no Canadá não mostra sinais de abrandamento, de acordo com novos dados divulgados pelo Insurance Bureau of Canada (IBC).

Em 2023, o custo dos sinistros de seguro para substituir veículos roubados no Canadá disparou para um recorde de 1,5 mil milhões de dólares. Este é o segundo ano consecutivo em que os custos dos pedidos de indemnização por roubo de automóveis ultrapassam os mil milhões de dólares.

Para se ter uma ideia, entre 2018 e 2021, os custos de sinistros de roubo de automóveis foram em média 556 milhões de dólares por ano. Os custos de sinistros de roubo de automóveis aumentaram em 2023, 254% em todo o país.

A crise é mais significativa em Ontário, onde os custos dos sinistros de roubo de automóveis aumentaram 524% entre 2018 e 2023, ultrapassando mil milhões de dólares pela primeira vez no ano passado.

Os veículos de luxo novos e topo de gama são frequentemente alvos lucrativos, em parte devido à sua conveniência nos mercados internacionais ilegais. Em muitos casos, os veículos roubados são exportados para estes mercados por organizações criminosas nacionais e internacionais. As receitas são depois utilizadas para financiar o tráfico de droga, o tráfico de armas e o terrorismo internacional.