ROMANCISTA P.D. JAMES MORRE AOS 94

A romancista inglesa P.D. James. FONTE: Faber & Faber
A romancista inglesa P.D. James. FONTE: Faber & Faber
A romancista inglesa P.D. James. FONTE: Faber & Faber
A romancista inglesa P.D. James. FONTE: Faber & Faber

A romancista de crime e mistério inglesa, P.D. James, morreu aos 94 anos de idade, informou a sua editora Faber and Faber, em notícia avançada pela Citynews.
James faleceu na quinta-feira, em sua casa (em Oxford).
Os seus livros venderam milhões de cópias em muitos países e alguns até foram adaptados para a televisão e cinema.
James escreveu o distópico romance de ficção científica The Children of Men (1992), que foi transformado num (filme) thriller de 2006, protagonizado por Clive Owen e Julianne Moore.
Uma das suas personagens famosas era o policial e poeta Adam Dalgliesh, que apareceu pela primeira vez no romance policial Cover Her Face, em 1962, e posteriormente em outros 14 romances.
Phyllis Dorothy James nasceu em Oxford, em 3 de agosto de 1920, e começou a escrever no início de 1950.
Na sua autobiografia de 1999, Time to Be Earnest, James disse: “Foi um início tardio para alguém que sabia, desde a infância, que queria ser uma romancista.”
Apesar do início tardio, durante a sua carreira, ela escreveu cerca de 30 livros, alguma não-ficção, e recebeu vários prémios.
Ela foi agraciada com o Diamond Dagger lifetime achievement award, pela Crime Writers’ Association, em 1987, e foi homenageada com a Medalha de Honra para a Literatura, pelo National Arts Club, em 2005.
O seu livro mais recente, Death Comes to Pemberley, publicado em 2013, contou com personagens de Pride and Prejudice, de Jane Austen, enredadas num mistério de assassinato.
Ela foi feita Baronesa de James Holland Park, em 1991, pela rainha Elizabeth II, pelo seu trabalho como governadora da BBC.
P.D. James tinha duas filhas, cinco netos e oito bisnetos.

Nota: Com arquivos da Associated Press e Leslie James