REUNIÃO ABERTA AO PÚBLICO PARA DISCUSSÃO DA POSSIBILIDADE DE REABERTURA DO MUSEU DALNAVERT

Museu de Dalnavert encerrou ao público em 2013 por causa do baixo número de visitas (foto cbc.ca)
Museu de Dalnavert encerrou ao público em 2013 por causa do baixo número de visitas (foto cbc.ca)
Museu de Dalnavert encerrou ao público em 2013 por causa do baixo número de visitas (foto cbc.ca)
Museu de Dalnavert encerrou ao público em 2013 por causa do baixo número de visitas (foto cbc.ca)

No passado fim de semana, uma comissão de Amigos de Dalnavert promoveu a primeira reunião aberta ao público para discutir a possibilidade da reabertura do museu Dalnavert.
O Museu foi encerrado em setembro de 2013 devido ao número reduzido de visitas. A comissão dos Amigos de Dalnavert constituiu-se no Outono do mesmo ano e é formada por museólogos, elementos da direção e voluntários do museu.
Oitenta e quatro pessoas encheram o centro de visitantes ligados ao museu, em Carlton Street, para uma apresentação de duas horas, seguida de uma sessão de perguntas e respostas.
Dalnavert é a antiga casa de Hugh John Macdonald, filho do primeiro-ministro do Canadá, John A. Macdonald. Hugh John foi primeiro-ministro da província de Manitoba.
Dalnavert foi restaurado por 500.000 dólares em 1970, mas nos últimos anos caiu em desgraça pública, apesar das atividades de Natal e do Dia das Bruxas que têm atraído centenas de pessoas através das suas portas históricas.
Uma proposta para usá-lo como um centro de recursos para as vítimas da criminalidade chamou a oposição de grupos históricos que querem manter a casa histórica como um museu.
“Os Amigos de Dalnavert estão a realizar um estudo com o objetivo de ver a possibilidade de Dalnavert reabrir como museu . E anuncio-vos que a Fundação Winnipeg deu um subsídio de 15.000 dólares para este estudo. Esta é a primeira oportunidade que temos para reunir com a comunidade e ver quem está interessado”, disse Adèle Hempel, presidente interina dos Amigos de Dalnavert.
Estiveram presentes historiadores, membros de grupos comunitários, o vereador da cidade Brian Mayes e vários membros de “Manitoba Historical Society”. A organização que possui o museu Mayes fez questão de anunciar que, apesar de encerramento do museu, os 20.000 dólares de subsídio da cidade para 2013 e igual quantia para este ano, ainda estão ao dispor de Dalnavert.
Mas, com encargos sobre a propriedade na ordem de 14.000 dólares por ano, os subsídios têm sido tipicamente usados para pagar esses encargos
“O que nos interessa é o melhor para Dalnavert. Não estamos interessados em muito dinheiro. Os Amigos de Dalnavert precisam de liberdade e controle para operar sem interferência”, disse o atual presidente de “Manitoba Historical Society “, professor da Universidade de Manitoba.
Os Amigos de Dalnavert irão continuar o estudo, e espera-se que apresentem, a todo o momento, as conclusões desta primeira reunião’
Fonte da noticia : Winnipeg press