Retaliação: Empresas de álcool entram com ação judicial contra LCBO

Foto: CityNews

A Spirits Canada, que representa vários agrupamentos importantes de bebidas alcoólicas, entrou com uma ação judicial no Tribunal Superior de Justiça de Ontário contra o Liquor Board of Ontario (LCBO) pela decisão do retalhista de bebidas alcoólicas, em 2023, de penalizar fornecedores pela não conformidade com “políticas de preços contraditórias”.

A Spirits Canada representa fabricantes de quase 70% dos produtos destilados vendidos pelo LCBO e quase 35% de todos os produtos vendidos pelo LCBO.

Nesta ação, a Spirits Canada representa marcas como a Crown Royal, Canadian Club, JP Wiser’s, Forty Creek, rum Bacardi e El Jimador Tequila.

Os fornecedores também alertaram o Competition Bureau of Canada, alegando que a aplicação do termo de precificação pelo LCBO é “um abuso de posição dominante com grandes implicações anticompetitivas para preços e escolha de produtos, afetando todos os consumidores canadianos”.

Em um comunicado emitido a 24 de julho, a Spirits Canada partilhou que, durante meses, os fornecedores têm tentando resolver o problema do LCBO ter cobrado repentinamente o que alega serem “dezenas de milhões de dólares” em multas por produtos alcoólicos vendidos por mais de um ano antes.

Em maio, a Spirits Canada ameaçou remover vários produtos alcoólicos das prateleiras do LCBO. O que se seguiu foi uma greve sem precedentes entre o LCBO e seus funcionários, que só terminou quando as lojas do LCBO reabriram ao público a 22 de julho .

Cal Bricker, presidente e CEO da Spirits Canada, disse em declaração que sempre tiveram apreço pela parceria com o LCBO, mas acrescentou:

“Estamos decepcionados por termos que encaminhar as políticas contraditórias do LCBO aos tribunais, mas, neste momento, e em meio a medidas retaliatórias do LCBO, não nos restaram outras opções.”

Até o fecho desta peça, não havia uma posição oficial do LCBO sobre a ação.