Relatório: Investimento empresarial no Canadá em queda desde 2015

Foto: CoWomen/Pexels

O investimento empresarial no Canadá tem vindo a diminuir desde 2015, de acordo com um novo relatório do Instituto C.D. Howe. Esta queda está a afetar negativamente a produtividade e os padrões de vida no país.

O relatório destaca que as empresas investem menos capital por trabalhador no Canadá, em comparação com os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e os Estados Unidos da América (EUA).

Isso significa que as empresas estão a gastar menos em recursos, como novas tecnologias e equipamentos, que poderiam aumentar a capacidade produtiva no longo prazo.

A produtividade no Canadá está diretamente relacionada com o nível de investimento empresarial, que melhora as ferramentas de trabalho e a competitividade das empresas. O relatório alerta que o fraco investimento está a dificultar o crescimento dos rendimentos e a qualidade de vida, comparativamente a outros países.

O documento sublinha a necessidade de reformas pró-crescimento para estimular o investimento. Entre as razões para a queda do investimento estão as reformas fiscais dos EUA em 2017 e a regulação desfavorável da indústria de combustíveis fósseis no Canadá.

A contínua queda do PIB per capita no Canadá nos últimos cinco trimestres também preocupa os analistas.