Relatório: Auditora-geral denuncia falhas das autoridades em contratos e resposta ao cibercrime

Foto: Soumil Kumar/Pexels

Num novo relatório, apresentado esta terça-feira, dia 4 de junho, a auditora-geral tece críticas ao Governo federal. Karen Hogan aponta falhas na adjudicação de contratos à McKinsey.

Ao que diz, o executivo desrespeitou as políticas de contratação. Não conseguiu provar que obteve uma boa relação qualidade/preço ao adjudicar contratos no valor de 209 milhões de dólares à empresa de consultoria.

“Nos 97 contratos adjudicados à McKinsey & Company, verificámos que as políticas e orientações em matéria de contratos públicos eram frequentemente ignoradas e que as práticas de contratação não demonstravam frequentemente uma boa relação qualidade/preço”, declarou Karen Hogan, no seu relatório de primavera.

No mesmo relatório, a auditora-geral conclui ainda que as agências canadianas não têm sido capazes de policiar o cibercrime. Hogan aponta falhas na resposta, coordenação, aplicação e acompanhamento do problema.

“Se não forem tomadas medidas imediatas, as perdas de informação financeira e pessoal só vão aumentar, uma vez que o volume de cibercrime e de ataques continua a subir”, lê-se no relatório.

Para Karen Hogan este é um problema preocupante, face aos golpes online cada vez mais frequentes e devastadores para as vítimas.